• (19) 3862-2707
  • contato@zanibonicec.com.br
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba quantas telhas serão necessárias em sua obra

Aprenda como calcular a quantidade de telhas, levando em consideração o modelo da telha

 

Numa construção, há muito o que se pensar antes de sair comprando os materiais. A palavra chave sempre deve ser o “planejamento”, pois dessa forma, evita-se o desperdício de materiais e economiza-se dinheiro. Infelizmente, na maior parte das vezes, as pessoas deixam essa responsabilidade a cargo do pedreiro.

Essa atitude é, em muitos casos, a origem das perdas de materiais. O ideal seria que o próprio proprietário do imóvel ou da construção providenciasse tudo.

E isso também se aplica ao telhado. Neste artigo, aprenda como calcular a quantidade correta de telhas, levando em consideração o modelo da telha por metro quadrado.

Também é muito importante considerar a questão do desnível que existe no telhado. Isso porque o cálculo não é feito em metros quadrados linear ou planos. A casa pode ter essa metragem, mas o telhado vai superar os 100 metros quadrados em virtude de sua inclinação. Assim, além do desenho de seu telhado, da inclinação, também fique atento ao modelo de telha que vai usar.

 

Veja a tabela abaixo:

Romana: 16 peças por m²
Italiana: 14 peças por m²
Colonial: 24 peças por m² e a grande, 16 peças por m²
Francesa: 16 peças por m²
Portuguesa: 17 peças por m²
Americana: 12,5 peças por m²2 

 

Vele lembrar que essas quantidades valem tanto para telhas de barros, como peças feitas em vidro, cerâmica e até exemplares de concreto. Então vamos ao cálculo do telhado. Se sua casa, por exemplo, tiver 100 metros quadrados de construção, telhado com duas águas, mais beiral de 50 centímetros.

Considere que as medidas da casa seja 12 metros de comprimento e 8 de largura: 12 x 8 = 96.  Como o telhado é em duas águas, vai ficar em torno de 5 metros de cada lado, já considerando os 50 centímetros do beiral. Adicionando o desnível do telhado então vamos arredondar para 5,5 metros de cada lado.

 

MULTIPLICAÇÃO

Assim temos duas águas de 12 x 5.5 x 2 (cada lado) ou 132 metros quadrados de telhado. Obtendo esse resultado, agora é só multiplicar pela quantidade de telha do modelo escolhido para se ter o total de peças que será necessário para seu telhado. Exemplo: se for a telha romana, que precisa de 16 peças por metro quadrado, então basta multiplicar 16 x 132 = 2112.

Com as outras telhas, veja o resultado:

Romana: 132 x 16 = 2112
Italiana: 132 x 14 = 1848
Colonial: 132 x 24 = 3168
Francesa: 132 x 16 = 2112
Portuguesa: 132 x 17 = 2244
Americana: 132 x 12,5 = 1650

 

PRESTE ATENÇÃO

*Telhados muito acentuados exigem maior quantidade de telhas
*Telhas de concreto e cerâmica não podem ter desnível muito acentuado, pois podem causar infiltração de água.
*Telhas de fibrocimento ou aço inoxidável precisam apenas de pequenas inclinações para escoar a águas pluviais.
*Se tiver dúvida nos cálculos das telhas, consulte um engenheiro

Receba ofertas e novidades

Deixe seu e-mail